Imagem capa - Como escolher o melhor álbum de casamento? por Andre Attene
Dicas

Como escolher o melhor álbum de casamento?

Escolher o álbum de casamento nunca será uma tarefa fácil. Afinal, o álbum não é apenas uma coleção de fotos para mostrar para familiares e amigos. Ele é um registro da história do casal, um momento importante da vida de vocês que ficará gravado por muito tempo. 


Por isso, é fundamental pensar em tipos e modelos de álbuns que sejam preservados e se mantenham intactos por muitos anos. Além disso, também é necessário que o álbum transmita a história e as emoções desse momento tão importante. 


Se você está passando por isso e não sabe qual álbum de casamento escolher, continue acompanhando o artigo e tire todas as suas dúvidas. 


Boa leitura!





Tipos de álbum de casamento



Tradicional 


Atualmente, esse tipo de álbum de casamento não é mais tão utilizado. 


Por que? Por ser um álbum complicado, com fotos coladas, geralmente é bastante limitado e não permite personalização, embora tenha sua beleza.


Mas isso acaba fazendo com que o mesmo fique para trás em meio a tantas opções de personalização e material – e principalmente à infinidade de inovações – que temos atualmente.  


Fotolivro 


O Fotolivro também pode ser chamado de livro panorâmico e é a opção mais usada atualmente. As fotos no álbum ficam muito bonitas e podem ter uma vida útil tão longa quanto as do álbum tradicional.  


Além disso, ele é um álbum de casamento totalmente personalizável. Há a opção de você diagramar várias fotos em uma só página – e também personalizar a própria página antes de imprimir. 


As fotos serão impressas na página como se fosse realmente um livro. Você ainda tem a opção de escolher uma capa do seu agrado para o álbum. 


Você pode ainda fazer um mini álbum de casamento. Além de ser bem prático para levar para qualquer lugar, ele é barato e você pode presentear seus familiares e amigos com um.








Fine Art 


Se os noivos gostam de arte e fotografia, uma boa opção é escolher o álbum fine art. É um álbum de casamento original, bastante elegante e, como não estamos falando sobre milagres, ele é caro.


As fotos são impressas em um papel resinado ou com fibras de algodão, os mesmos papeis usados na impressão de obras de arte para museus. Cada papel possui sua nuance própria, dando um resultado impecável para as fotos. 


Neste processo, são usadas impressoras especiais com capacidade de imprimir gamas de cores enormes, ou seja, no Fine Art a reprodução das cores é muito superior aos outros tipos de impressão.


Mas, a utilização requer alguns cuidados especiais; como por exemplo, é recomendado usar luvas de algodão ao manusear o álbum. 






Qual melhor formato para o álbum de casamento?


Há vários formatos para você escolher o seu álbum. Ele pode ser vertical, horizontal ou quadrado e há várias opções de tamanho. A escolha do formato deve levar em conta as fotos que serão usadas, o formato delas. 


Geralmente, os horizontais e quadrados são mais fáceis de diagramar, já que a maioria das fotos do casamento são horizontais.


Mas isso é apenas uma questão de estilo e preferência. Para você fazer a escolha ideal, pense nas fotos que você tem e encontre a opção que mais te agrada. Vale ressaltar que os quadrados são os “queridinhos do momento”. 





Qual melhor papel para o álbum de casamento? 


A qualidade do papel é importante, uma vez que ela vai interferir diretamente na qualidade final das suas fotos e no tempo de duração. 


O papel mais utilizado é o papel fotográfico. Ele possui grande durabilidade, excelente qualidade e uma melhor relação custo-benefício. É possível encontrá-los com várias texturas, espessuras e vernizes diferentes, com opções mais lisas ou ásperas, brilhantes ou foscas etc.


Porém, também há outras opções mais baratas, como o papel couchê, ou opções mais caras, como os papeis "fine art", já citado anteriormente. 





Como pode ser o revestimento do álbum de casamento?


É fundamental escolher o revestimento que o álbum terá por fora, na capa. É esse revestimento que vai garantir beleza e durabilidade para o seu álbum. 


Atualmente, os mais procurados são o de tecido e couro. Mas também tem o acrílico, suede, madeira, couro ecológico etc. Existem revestimentos para todos os gostos.


Alguns revestimentos aceitam gravações ou impressões para personalizar ainda mais a capa do seu álbum. Gravações em laser, ou em baixo relevo, ou mesmo impressão com secagem ultra-violeta podem ser feitas em quase todos estes revestimentos. A imaginação é o limite!


Se você preferir algo mais comum, pode escolher as capas fotográficas.


Aqui vale a pena considerar o que combina mais com o seu casamento, mas vamos falar sobre isso mais pra frente.






Como deve ser a diagramação do álbum de casamento?


Seria fácil dizer que a diagramação depende apenas do seu gosto, mas a verdade não é tão simples assim.


Se pensarmos que o álbum deve permanecer na sua família por anos e até gerações, é interessante que ele continue belo independente das mudanças que podem ocorrer na moda dos álbuns.


Por isso, o ideal é que a diagramação do seu álbum seja simples e limpa. Sem elementos que possam se tornar feios no futuro.


Uma dica boa que me deram uma vez e eu sigo até hoje, é buscar referência nos livros de arte. Temos livros com dezenas de anos que continuam lindos e sofisticados até hoje, graças à sua simplicidade.





O estilo do seu casamento deve estar presente no seu álbum 


Por último, você também deve levar em consideração o estilo do seu casamento. É como se o álbum fosse a continuação do que rolou no grande dia. 


Por exemplo, ficaria bastante estranho fazer um casamento bem informal, descontraído e o álbum ser totalmente tradicional, com fontes clássicas e capa sóbria.


Por isso, é importante que o estilo do seu casamento converse com o álbum. Assim, tudo estará em sintonia. 





Agora você sabe como escolher o melhor álbum de casamento. Siga nossas dicas que não terá erro. Até mais!