Alguns estilos de fotografia usados em casamentos
Você já deve ter reparado que existem vários tipos de casamentos diferentes. Tem o casamento tradicional, o rústico, o retrô. Tem o mini wedding e o casamento gigantesco. Casamento na igreja, no campo, na praia, em casa... enfim, casamento para todos os gostos.
Todo mundo que está pesquisando para fazer seu casamento sabe disso, mas você já parou para pensar que a fotografia também é assim?
Sim! Existem vários tipos de fotografia, e isso não significa que uma seja certa e outra errada, significa que tem uma que combina mais com você e outra que combina com outra pessoa.
Vamos ver aqui alguns dos tipos mais comuns de fotografia de casamento para te ajudar a escolher o que combina mais com você!
1- Fotografia tradicional


É o tipo de fotografia mais comum de se ver e também o mais antigo. Nesse estilo, as fotos são, eu sua maioria, posadas e o próprio fotógrafo sugere como será feita a foto – qual o plano de fundo, qual a pose dos noivos etc.
Neste estilo de trabalho, o fotógrafo não tem tanta preocupação em registrar a emoção ou fazer fotos únicas. A ideia é registrar o dia especial de uma forma bonita, mas sem inovar muito. É um estilo excelente para quem gosta do clássico, sem sair dos padrões e protocolos.
O álbum é composto, na grande maioria, por retratos e momentos mais esperados, como a troca de alianças, o beijo e outros momentos que estão no roteiro do casamento.
2- Fotografia documental

Esse é um estilo de fotografia de casamento que agrada noivos que gostam de mais emoção e querem que o seu dia especial seja retratado de uma forma única. É um estilo de foto natural no qual as pessoas são fotografadas espontaneamente.
Na maior parte das vezes, as fotos são feitas sem interferência, resultando na captura de momentos emocionantes e verdadeiros.
O foco do estilo documental é registrar o dia como ele realmente aconteceu e as pessoas como elas são – o que elas sentiram em cada ocasião, que expressões faciais fizeram e coisas do tipo.
Vale ressaltar que os retratos e as fotos posadas não deixam de ser feitas, porém, nesse tipo de foto, o objetivo é entregar bem mais que isso. É mostrar como os noivos estavam, como as famílias e amigos se sentiram, como foi o dia.
Neste tipo de fotografia de casamento é importante que o fotógrafo tenha um bom trabalho de atendimento para entender as expectativas do casal e criar uma conexão entre noivos e fotógrafo. Apenas assim as fotos sairão com mais autenticidade.
3- Fotografia artística, ou autoral
A fotografia de casamento autoral é uma interpretação do casamento pelo fotógrafo.
Essas fotos dependem do olhar do fotógrafo, da forma como ele enxerga a situação. São fotos mais conceituais, que mostram a sensibilidade artística do fotógrafo. A ideia é retratar o momento de forma poética.
Por depender totalmente do repertório do fotógrafo, este estilo varia muito de um profissional para outro, por isso é muito importante que o casal se identifique com o trabalho do fotógrafo ao escolher este tipo de fotografia.
Embora seja um estilo pouco comum de fotografia de casamento, pode trazer resultados muito profundos e intensos.
4- Fotografia editorial


Talvez este não seja um nome justo para este tipo de fotografia, já que estamos falando de fotografia de casamento, mas a verdade é que este estilo de fotografia tem como principal referência a fotografia editorial e de moda.
São normalmente fotos muito bonitas e bem produzidas, já que a prioridade está na estética. Aqui o fotógrafo interfere bastante nas imagens, pois ele precisa dirigir a maioria das fotos.
O que domina o álbum neste tipo de trabalho são as fotos de "making of" dos noivos, os retratos e o ensaio fotográfico feito no dia do casamento.
Vale ressaltar que muitos fotógrafos criam uma mistura destes estilos, mas ainda assim acabam pendendo mais para um deles.
O importante é que agora você conhece alguns tipos de fotografia de casamento e já pode decidir qual combina mais com você!
Fique à vontade para colocar suas dúvidas nos comentários.
Até mais!