Imagem capa - Fotografia documental de família por Andre Attene
Curiosidades

Fotografia documental de família

Quando trabalhamos com fotografia de casamento, é normal que as famílias nos procurem depois de algum tempo procurando por fotografia de família e principalmente de crianças. Isso aconteceu algumas vezes conosco e eu estou gostando bastante deste tipo de fotografia.


Desde que nossa filha nasceu, a fotografia de família ganhou um novo significado para nós, pois à partir deste momento pudemos sentir na própria pele como era importante este registro. As crianças se desenvolvem e mudam muito rápido e os pais sempre estão sentindo saudades de uma fase anterior.


Mas “vestindo os sapatos” dos pais, nós sentimos que havia um problema na fotografia de criança feita pela maioria: Ela não registrava o que realmente tinha valor sentimental para nós.


As pessoas normalmente fazem ou contratam fotografia quando a criança nasce, em aniversários, em passeios num parque ou em uma viagem. Não que isso não seja importante, mas o dia a dia, a criança acordando, brincando em casa, fazendo bagunça, são momentos que vão se perder na memória mas deveriam ser os registros mais importantes.


Como nos casamentos nós já percebemos a necessidade da fotografia documental, foi fácil entender que deveríamos fazer uma fotografia documental de família. Feita sem direção do fotógrafo, sem interferência, apenas registrando o que realmente acontece no dia a dia com a criança. Assim, futuramente esta fotografia reviverá memórias reais daquilo e terá grande valor sentimental.






Pequenos momentos, grandes saudades


Foi assim que surgiu a ideia de fazer a “gotinha de saudade”. Um registro mais profundo de um momento curto, como uma simples brincadeira que a criança faz sempre, ou a hora banho de um bebê, a hora do jantar… enfim, pequenas coisas que deixarão muitas saudades.


Nada mais justo do que quebrar aquele paradigma de que “em casa de ferreiro o espeto é de pau” e fazer um registro da nosso própria filha e vamos usar este registro como exemplo neste artigo.


Na fotografia documental de família é importante fotografar sem alterar o que está acontecendo. Sem arrumar a bagunça, sem alterar a luz e principalmente sem dirigir a criança. Aqui o principal não é a qualidade da luz, não é a qualidade da pose, e sim a originalidade do momento e honestidade do registro e o que ela vai nos fazer lembrar no futuro.


A Lara (minha filha) gostava de brincar todos os dias com essas bonequinas nesta casinha. Na brincadeira as bonecas acordam, vão à escola e entre uma coisa e outra acontecem coisas que a gente não espera. Este é um momento tão simples e ao mesmo tempo tão especial que eu precisava guardar isso! Eu sei que vou sentir falta quando essa fase passar!







O registro além da fotografia


Me lembro que quando eu era criança, minha avó tinha um gravador de som e ela costumava nos gravar quando éramos bem pequenos. Ela tinha fitas cassete (agora eu entreguei minha idade!) gravadas de todos os netos. Nós ainda estávamos aprendendo a falar, trocando palavras, falando errado… era engraçado e é muito valioso ouvir isso até hoje.


Pensando nisso, achei interessante gravar a brincadeira da Lara, para junto às fotos, lembrar como ela era nesta época. Isso fez toda diferença!


Nós fizemos as fotos, gravamos o som da brincadeira e editamos em formato de video para assistir esta brincadeira e recordar sempre que quisermos.







Destacar o que mais importa


O registro da Lara foi feito pensando no que, para nós pais, era mais importante de lembrar. Eu sabia exatamente do que sentiria saudades futuramente, então pude focar nisso.


No caso dela eu queria expressões, trejeitos, tudo que mostrasse a inocência característica desta fase. Ela tinha 4 anos e lavava muito a sério aquela brincadeira, ficava brava de repente, chorava e voltava ao normal tudo muito rápido.


Como minha intenção era guardar o “jeitinho” dela, eu decidi fotografar bem de perto, mostrar detalhes dela. Fazer parecer que só existia ela nesta hora. Sem muito contexto nem história. Só sentimento.






É claro que isto vai mudar em cada registro dependendo da intenção de cada família. Algumas vezes será mais importante a relação da criança com os pais, o local onde tudo está acontecendo, enfim, cada caso é um caso e esta é a beleza da fotografia documental de família, ela destaca e guarda o que é mais importante e de forma muito pessoal e personalizada.


Então sem mais delongas, assistam o video da Lara brincando com suas bonecas!




Fiquem de olho no nosso Blog e compartilhem com outras famílias.